Emissão Online

 

Emissão de Certificado Digital por Videoconferência

 

A Cerdigital e sua rede de parceiros, em conformidade com a Resolução Nº 170 publicada em 24 de abril de 2020, disponibiliza agora o processo de videoconferência para a aquisição do primeiro Certificado Digital, seja ele de Pessoa Física ou Jurídica, desde que com validade de 12 meses.

Através do processo de videoconferência é possível adquirir um Certificado do modelo A1 (instalado no computador); A3 (no cartão ou token).

Compre agora em nossa loja virtual!

Caso queira um produto com validade superior a 12 meses, é preciso realizar a validação presencialmente, em uma de nossas lojas. Consulte a lista de lojas aqui.

Na renovação online pode ser feita apenas para certificados pessoa física e se ainda estiver dentro da validade (até um dia antes do prazo de Validade). Nesse caso ele poderá renovar seu certificado pessoa física por 3 anos.

Como fazer por videoconferência?

Após a compra basta seguir estes passos:

  1. Envie os documentos solicitados para nossa análise. O envio é feito pelo próprio sistema.

  2. Agende a videoconferência, no melhor dia e horário para você.

  3. Realize a videoconferência com um atendente nosso (Agente de Registro).

  4. Faça a emissão do Certificado Digital e comece a usá-lo imediatamente.

Obs: Logo abaixo temos o passo a passo detalhado de todo o processo de emissão por videoconferência.

1° Passo:

No nosso site www.cerdigitalmg.com.br, você deve clicar no botão ‘’comprar certificado’’ abrirá o pedido e vai realizar a compra do certificado direto no site.

Obs: Entrando em contato conosco podemos fazer todos essas etapas para você, abrir pedido e realizar a compra.

2° passo:

Após comprar o certificado, será gerado um número de pedido, com esse número em mãos o cliente deverá entrar no site: Clique aqui

Colocar o número de pedido e clicar em ‘’Iniciar solicitação’’.

Agora você vai preencher as informações pessoais, senha de emissão, senha de revogação e agendar horário.

Obs: Informações pessoais: Nessa parte o titular do certificado deve preencher sozinho. É muito importante verificar se todos os dados estão corretos e de acordo com sua documentação.

Obs: Senha de emissão: É de suma importância que essa senha seja guardada, pois é ela que você utilizará para realizar a baixa do seu certificado digital, e esta não pode ser alterada ou recuperada.

Obs: Senha de Revogação: Esta senha é utilizada em casos como a perda do certificado. Ela é capaz de "cancelar" o certificado digital para que ele seja apagado e ninguém possa acessa-lo.

Obs: Agendamento: O agendamento de horário deve ser feito, mas não a necessidade de ser realizado a vídeo conferencia no dia e horário do agendamento, a vídeo conferencia pode ser realizada na mesma hora, dependendo da disponibilidade do AGR e do cliente.

3° passo:

Agora você deve enviar a documentação em pdf. No caso de certificado de pessoa física é usado CNH, pessoa jurídica CNH e contrato social digital.

Obs: Apenas é permitido para o processo de emissão por vídeo conferencia o documentos de chancela digital, ou seja, que pode ser consultado digitalmente. A CNH e contrato social digital.

Clique em ‘’concluir’’.

Agora é só aguardar o Agente de Registro entrar em contato. Lembrando que no ato da videoconferência o cliente deve esta portando a CNH e celular.

4° passo:

Faça a emissão do Certificado Digital e comece a usá-lo imediatamente.

Em todos os casos de duvidas favor entrar em contato com nossa equipe.

Emissão de Certificado Digital por Video conferencia – 100% online.

Por se tratar de um processo novo, é natural surgir algumas dúvidas. Para te ajudar, listamos e respondemos as mais frequentes. Confira!

  1. Todo mundo pode emitir o Certificado Digital por videoconferência?

Sim. Segundo normativa publicada pelo Instituto Nacional de Tecnologia – ITI que regulamenta os procedimentos para a aquisição do Certificado Digital à distância,.

      2. Como funciona o processo?

É simples, são 5 etapas básicas:

  1. Realize a compra do Certificado Digital na loja virtual da CerDigital ou na rede de parceiros, em todo o Brasil.
  2. Agende a videoconferência, no melhor dia e horário para você.
  3. Envie os documentos solicitados para nossa análise. O envio é feito pelo próprio sistema.
  4. Realize a videoconferência com um atendente nosso (Agente de Registro).
  5. Faça a emissão do Certificado Digital e comece a usá-lo imediatamente.

3. Já comprei o Certificado, tenho quanto tempo para fazer a emissão?

Você tem até 15 dias.

4. Como farei o agendamento da videoconferência?

Após realizar a compra você receberá um e-mail com instruções para fazer o agendamento, criação de senhas e envio de documentos. Por isso atente-se para fornecer seu melhor e-mail, durante a compra, de forma correta. Pelo próprio sistema também é possível reagendar sua videoconferência, caso necessário.

5. Como enviarei os documentos?

Os documentos solicitados devem ser enviados pelo próprio sistema, logo após o agendamento. Basta anexar e enviar. Os documentos passarão por validação dos Agentes de Registro.

6. Meus documentos não foram aprovados, o que devo fazer?

Caso haja alguma pendência na documentação, o Agente de Registro solicitará por e-mail a adequação e/ou complemento deles.

7. Quais Certificados poderão ser emitidos por videoconferência?

Através do processo de videoconferência é possível adquirir um Certificado do modelo A1 (instalado no computador); A3 (no cartão ou token), desde que com validade de 12 meses.

8. Quero emitir um Certificado em uma mídia criptográfica, como fazer?

Se você não tiver uma mídia criptográfica (token ou Smartcard), será necessário adquirir em uma loja física ou receber por entrega. Se você já possuir uma mídia é só realizar a compra e seguir os passos informados por e-mail.

9. Posso fazer todo o processo pelo celular?

Sim. Todo processo pode ser feito pelo celular, com exceção à emissão de Certificados A1 e A3. No caso do Certificado em nuvem Bird ID, a emissão pode ser feita no celular.

10. Posteriormente, vou precisar comparecer na empresa para coletar meus dados biométricos?

Não. Os Certificados emitidos por videoconferência são válidos e aderentes às normativas da ICP-Brasil, não necessitando de nenhum outro processo adicional.

11. Posso emitir um Certificado Digital neste processo através de procuração?

Sim, apenas para Certificados Pessoa Jurídica. Para isso, o procurador que se apresenta para a nova emissão deve ser o mesmo cadastrado na emissão anterior.

12. Posso renovar meu certificado online?

Na renovação online pode ser feita apenas para certificados pessoa física e se ainda estiver dentro da validade (até um dia antes do prazo de Validade). Nesse caso ele poderá renovar seu certificado pessoa física por 3 anos.

  1. Quanto tempo demora para meu Certificado ser aprovado nesse formato?

Após a aprovação do Agente de Registro na videoconferência, o Certificado estará pronto para a emissão, ou seja, a aprovação é imediata.

  1. Meu Certificado Digital está vencido, posso renovar por videoconferência?

Sim!

  1. Tenho um Certificado Digital de outra Certificadora, posso renovar na CerDigital?

Sim, desde que o CPF esteja cadastrado na base de dados da ICP-Brasil. Para conferir se pode ser atendido por videoconferência clique aqui.

Ainda está com alguma dúvida? Então deixe abaixo no campo de comentários que iremos responder e atualizar esse artigo.

Estamos à sua disposição e desejamos a você e sua família saúde e segurança!