Todo mundo comenta sobre a desburocratização que o certificado digital proporciona. Também são muito enfatizados os procedimentos em que a certificação é obrigatória. Mas pouco se fala sobre como o certificado digital proporciona economia para as empresas.
Neste artigo vamos mostrar este ponto, muito valorizado na gestão de empresas.
Fraudes representam transtornos e perda de dinheiro, muitas vezes. Ao usar o certificado digital, as chances de ataques diminuem bastante.
Segundo a Associação Nacional de Certificação Digital, 0,0027% é o percentual de documentos fraudados quando utiliza-se o certificado. Ou seja, fica muito longe de 1%, que já seria considerado muito baixo.
Com cada vez mais procedimentos on-line, as empresas preocupam-se muito em protegerem-se de fraudes. O certificado digital é uma ótima solução. Assim, além de evitar prejuízos, a administração será facilitada e várias outras economias serão possíveis.
Um documento assinado eletronicamente com certificado digital é válido juridicamente e pode ser arquivado de forma digital. Dessa forma, você diminui muito as impressões em papel. Ou seja, é uma economia considerável, principalmente em setores nos quais há demanda de um volume maior de documentos que devem ser arquivados. Além disso, sua empresa ainda vai poupar recursos com tinta e manutenção da impressora, já que ela será menos utilizada e, por isso, terá menor desgaste.
Sem contar que sua empresa contribuirá para a sustentabilidade.
Os métodos tradicionais de gerir uma empresa e fazer negócios exigem muitos deslocamentos. Viagens a trabalho são realizadas para viabilizar assinaturas de contrato e negociações. Ou, ainda, paga-se um motoboy para levar documentos para assinar de maneira manuscrita. Conta-se, também, com serviços como Correios.
Com o certificado digital, tudo pode ser feito à distância. A hora trabalhada por seu funcionário é melhor aproveitada e economiza-se com combustível ou transporte, alimentação, hospedagem, dentre outros gastos que os deslocamentos exigem.
Um contrato ou qualquer outro documento assinado com certificado digital não precisa ter firma reconhecida e nem ser autenticado. Ou seja, as velhas taxas cartoriais são eliminadas das suas despesas.
Estima-se que os profissionais levam muito mais tempo procurando por arquivos físicos do que lendo-os. Enquanto uma pessoa gasta 50% do tempo em busca do que precisa, de 5 a 15% é o tempo que ela leva para fazer a leitura. E como tempo é dinheiro no mundo dos negócios, nada mais indicado do que otimizar essa organização e busca.
Com documentos nos quais se faz o uso do certificado digital, é possível fazer um arquivamento em nuvem.
Além de aumentar a segurança, a catalogação dos seus documentos digitais conta com recursos de busca avançados, que tornam o trabalho muito mais ágil. O que reflete, inclusive, na experiência do seu cliente, que será atendido de maneira mais rápida e eficiente.
Considere usar o certificado digital em todos os serviços possíveis com o instrumento, mesmo nos procedimentos em que há outra forma de viabilizar a tarefa. Assim, você otimiza o investimento e a economia, de tempo e recursos financeiros, será ainda maior.