Você sabe onde utilizar certificado digital padrão ICP-Brasil?
Trouxemos para você um artigo para mostrar alguns exemplos de onde utilizar certificado digital, quais são as suas vantagens e porque a assinatura eletrônica está ganhando cada vez mais espaço no mundo online.
Onde utilizar certificado digital:
Ao invés de preencher todas as informações de uma nota fiscal à mão, é muito mais prático utilizar certificado digital para assinar as notas nas ferramentas de emissão de notas fiscais eletrônicas. As NF-e têm validade jurídica, são seguras e tanto a emissão das notas como o envio das mesmas são tarefas muito mais ágeis do que a forma convencional em papel. Além de emitir de forma prática e rápida, as empresas ainda podem enviar para diversos fornecedores ao mesmo tempo sem gastos extras com papel e transporte. Por isso, mesmo que algumas empresas ainda não façam a emissão de suas notas utilizando um certificado digital para assinatura, essa será a tendência de evolução do mercado.
Não é novidade que muitos documentos, independente do motivo para o qual serão usados, para que tenham validade jurídica e sejam aceitos em diversos órgãos e empresas, é necessário que tenham firma reconhecida em um cartório de notas.
As duas formas mais comuns para que isso seja feito da maneira tradicional são:
– Você mesmo ir até o cartório de notas e fazer todo o procedimento para reconhecimento de firma das assinaturas do documento;
– Contratar um mensageiro ou office-boy para executar a tarefa.
De qualquer forma, nas duas modalidades mais comuns, será necessário gastar tempo e dinheiro com deslocamentos e os reconhecimentos de firma no cartório, sem contar que ainda há a necessidade de saber em quais cartórios os envolvidos no documento têm firma. Caso as assinaturas dos envolvidos no(s) documento(s) estejam registradas em cartórios diferentes, será necessário ir em cada um destes cartórios para validar integralmente o documento.
Em ambos os casos, as opções não são muito atrativas, não é mesmo?
Atualmente, para evitar estes gastos de tempo e dinheiro, é possível utilizar Certificado Digital para assinar os documentos em arquivos PDF e ter a mesma validade jurídica de uma assinatura reconhecida em cartório. Dessa forma, você economiza tempo, dinheiro e ainda garante a resolução do seu problema de uma maneira confiável e sem sair de sua casa ou escritório.
Muita gente tem receio de inserir suas informações pessoais na internet para realizar transações bancárias, principalmente se esta envolver valores altos ou forem feitas por meio de contas de Pessoas Jurídicas.
Em muitos casos, vários bancos oferecem a opção de transferências de valores pré-definidos exigirem a validação por meio de um Certificado Digital. Com isso, as transações são feitas de maneira segura e sem correr riscos de fraude.
Além disso, com essa tecnologia, as suas idas ao banco para autorizar transferências ou validar pagamentos não serão mais necessárias. Entre em contato com o gerente do seu banco e veja quais as opções eles têm para que você ou sua empresa passem a fazer uso do Certificado Digital nas transações bancárias. Vantajoso, não é mesmo?
O e-CAC é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal.
Vários serviços dentro do e-CAC só estão disponíveis para o usuário, se ele tiver o certificado digital e estiver logado ao sistema da Receita Federal com o mesmo.
Com o e-CAC, você pode consultar diversas informações, como:
Situação Fiscal;
Procurações Eletrônicas;
Situação Cadastral do contribuinte;
Emissão de Guias para Recolhimento de Impostos;
E muito mais.
Além disso, o sistema do e-CAC ajuda a desburocratizar os processos realizados entre a Receita Federal e o contribuinte, reduzindo a necessidade de ir até agências da Receita Federal em seu município, e resolver coisas de forma ágil, prática e segura, tudo via internet.
Não é mais necessário que você se desloque ou envie documentos pelos Correios, apenas para assinar um contrato. Com um certificado digital ICP-Brasil, você pode fazer isso no conforto da sua casa ou de seu escritório. Com um programa de computador que tem a função de assinar documentos PDF, como por exemplo o Adobe Reader DC, você pode assinar o documento com o certificado digital e sua assinatura terá validade jurídica em todo o Brasil, bastando apenas que a outra parte envolvida use um programa, que pode ser o mesmo Adobe Reader DC, para validá-lo.
Desde julho de 2016, as empresas que optaram pelo Simples Nacional e que dispõem de mais de cinco funcionários, devem utilizar o certificado digital para enviar suas informações ao fisco.
Neste caso, o certificado digital deve ser utilizado na hora de prestar informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias à Receita Federal, através do GFIP e do eSocial.
Sem o uso de um certificado digital ICP-Brasil, não é possível enviar as informações exigidas pelo Governo e multas podem acabar sendo aplicadas à sua empresa. A obrigatoriedade do uso de um certificado digital ICP-Brasil, é originada da Resolução 94/2011, do Comitê Gestor do Simples Nacional, com a redação do inciso pela resolução 122/2015 e atualização do cronograma na resolução 125/2015.
Se a sua empresa não optou pelo Simples Nacional, então você precisa enviar informações para a Receita Federal por meio do aplicativo Receitanet, que também exige um Certificado Digital ICP-Brasil para validar as informações a serem transmitidas e efetuar o envio dos dados. As informações transmitidas por meio deste sistema, são referentes à declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e algumas delas também são pertinentes ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.
Após a leitura deste texto, já deu para notar que há muitas vantagens em usar um certificado digital, não é mesmo?
Por meio do certificado digital, você pode realizar seus serviços online com mais segurança, agilidade e sem correr o risco de se deparar com algum tipo de surpresa desagradável, seja por fraudes ou por gastos inesperados.
Além disso, você estará amparado pela Lei, pois todos as assinaturas efetuadas com um Certificado Digital padrão ICP-Brasil, tem validade jurídica em todo o território nacional.
Emita hoje mesmo seu Certificado Digital e gaste menos tempo e dinheiro para realizar as atividades burocráticas no seu dia-a-dia.